Educação superior: crescer é democratizar?

01/09/2016 15:58

Educação superior: crescer é democratizar?

Ivar Vasconcelos, professor da Universidade Paulista, Brasília, DF, Brasil
Candido Gomes, professor da Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, Brasil
A tradição da educação básica, de filtragem de grupos de alunos e relações autoritárias professor-discente, se estende como uma sombra aos cursos de graduação. Nas salas de aula de dois cursos formativos de educadores, Pedagogia e Letras, prevalece ainda o monólogo, com a preocupação fundamental em transmitir conteúdos. Em outros termos, os futuros educadores se formam num modelo reprodutivo, para continuar o exemplo dos docentes de educação superior. As sombras da educação básica sobem à superior e retornam à escola básica.
Embora sejam valorizadas as relações de amizade, criatividade e respeito mútuo, persiste o autoritarismo, com a negação da capacidade crítica dos indivíduos. Apesar da preocupação de educadores e estudantes pelo desinteresse destes últimos, persistem as tendências de culpar uns aos outros pelo fracasso acadêmico. Este jogo de empurra se reflete e se renova na educação básica, num círculo de ferro. Falta rompê-lo com a pedagogia dialógica.
A pesquisa se realizou numa universidade particular, com o mergulho nas salas de aula, por meio da observação direta e da análise de projetos, currículos e programas das licenciaturas mencionadas. Neste estudo de casos múltiplos, professores e alunos foram entrevistados mais de uma vez, individualmente e em grupo, antes e depois de observar. Nesses momentos, compartilharam suas alegrias, frustrações com o paradigma vigente e propostas. Trata-se de cursos que, pela sua relegação social, recebem gerações que nunca antes trilharam a educação superior e apresentam modesto capital cultural.
Estes resultados mostram um perverso jogo de espelhos, que evidencia o esgotamento de um paradigma monológico e conteudista, incompatível com os tempos de hoje. O elo estratégico da formação de educadores para o nível básico tem a potencialidade de interromper o ciclo reprodutivo, formando-os com formadores que ajam diferentemente das tradições.
Convidamos os leitores para acessar o artigo “Pedagogia dialógica para democratizar a educação superior” publicado no volume 24, número 92 de 2016 da Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação.
Para ler o artigo, acesse
VASCONCELOS, I. C. O. and GOMES, C. A. Pedagogia dialógica para democratizar a educação superior. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2016, vol.24, n.92, pp.579-608. [viewed 22th August 2016]. ISSN 0104-4036. DOI: 10.1590/S0104-40362016000300004. Available from: http://ref.scielo.org/7psmhm
Fonte: humanas.blog.scielo.org










 



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