Enade deve passar a valer no currículo dos universitários

18/04/2016 15:40

Enade deve passar a valer no currículo dos universitários
O exame é o principal fator no cálculo dos indicadores de qualidade das instituições de ensino
A nota do Enade, avaliação federal voltada para concluintes do ensino superior, deve passar a contar no currículo dos universitários –o que não acontece atualmente, embora os estudantes sejam obrigados a fazê-la.
A mudança está em análise no MEC (Ministério da Educação) e ainda não tem data para ocorrer. O Enade é o principal fator no cálculo dos indicadores de qualidade das instituições de ensino.
A intenção é qualificar a participação no exame. "Hoje, ou os estudantes fazem de forma artificial o exame ou nem fazem. Queremos tornar a participação obrigatória e que valha para o estudante", disse Marco Antonio de Oliveira, representante do MEC, durante o Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular, que ocorre em Pernambuco até este sábado (16).
A participação efetiva no Enade sempre foi um problema na avaliação das universidades. A nota compõe mais da metade do CPC (Conceito Preliminar do Curso), indicador de qualidade dos cursos. Mas, como o resultado não vale para o estudante, muitos deixam a prova em branco.
Duas iniciativas em estudo são transformar a nota em certificação do ensino a distância (EAD) e torná-la critério para ingresso na pós-graduação.
O MEC já havia indicado a intenção de tornar o Enade obrigatório para todos os concluintes, por meio de uma prova digital. Hoje, ele é realizado anualmente por um determinado grupo de cursos.
A pasta estuda ainda acompanhar alunos já formados -índices de evasão, por exemplo, poderiam ser usados na avaliação dos cursos.
Fonte: diariodolitoral.com.br



Página 1 de 114

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>








Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia