A qualidade da educação

17/12/2015 10:35

A qualidade da educação

A educação é uma das preocupações políticas

POR MÁRCIA CARVALHO

Nas últimas décadas, “a preocupação dos governos em relação à qualidade da educação tem estado manifesta em suas políticas. Muitas são as respostas que têm sido dadas à pergunta: O que é qualidade em educação? Algumas delas têm significação semelhante, outras variam em pequenos detalhes, inúmeras apresentam diferenças substanciais. Enunciado de várias formas, o conceito de qualidade na área educacional, de maneira geral, abarca as estruturas, os processos e os resultados educacionais” afirma Delsi Fries Davok.

Sempre me dediquei a refletir sobre a qualidade da educação, primeiro por minha opção de abraçar a causa educacional, fazendo dela meu projeto de vida pessoal e profissional, e segundo por minha trajetória de docente envolvida com a gestão educativa em diversas redes de ensino. Nessa trajetória, nunca perdi de vistas que as conquistas educativas devem andar “pari passu” com as demais conquistas sociais. Isso porque um povo constrói uma sociedade democrática não somente pelas conquistas que elege e alcança na esfera da educação, mas, sobretudo e seguramente, pela capacidade que desenvolve de conceber-se como sujeito de direitos e deveres.

Essa qualidade que doravante passarei a denominar de qualidade social, sem dúvida passa pela educação. Essa qualidade constantemente presente em discussões de profissionais da educação quanto entre os pares da sociedade civil diz respeito à tão almejada e perseguida qualidade da educação. Mas o que seria uma educação de qualidade? Gosto de pensar que uma educação de qualidade precisa ser pública, para todos e, portanto necessita ser gratuita. Mas isso não basta! É necessário pensar em uma qualidade educacional socialmente referenciada, articulada à identidade local da comunidade e às especificidades regionais.

A qualidade educacional se constrói a partir de múltiplas dimensões, extra e intraescola, que precisam ser consideradas de maneira articulada e em relação às especificidades socioeconômicas, culturais, à heterogeneidade e pluralidade dos diversos grupos sociais. Essa discussão também passa pelo reconhecimento da qualidade em seu aspecto social, o que implica garantir a promoção e a atualização histórico-cultural traduzida em uma formação sólida, crítica, criativa, ética e solidária.

Entretanto, sabemos que essa promoção exigirá grandes esforços no que diz respeito à democratização dos processos de organização e gestão, exigindo uma discussão contínua das práticas curriculares, dos processos formativos, do planejamento pedagógico, dos processos de participação, da dinâmica de avaliação e, portanto, do sucesso escolar dos educandos e sua formação. Uma educação de qualidade requer, da mesma forma, a satisfação e o engajamento ativo de todos os profissionais da educação por meio do estímulo ao aprimoramento profissional permanente e a valorização docente em suas condições de trabalho adequadas, plano de carreira e outros incentivos.

Demo (2001) faz distinção entre qualidade formal e qualidade política. Qualidade formal é a “[…] habilidade de manejar meios, instrumentos, formas, técnicas, procedimentos diante dos desafios do desenvolvimento”, ressaltando o manejo e a produção do conhecimento como expedientes primordiais para a inovação. A qualidade política tem como condição básica a participação do indivíduo, relacionando-se a fins, valores e conteúdos. Refere-se “[…] a competência do sujeito em termos de se fazer e de fazer história, diante dos fins históricos da sociedade humana”. Nesse sentido, tem-se a qualidade formal como meio e a qualidade política como fim. Essas duas dimensões da qualidade não podem ser entendidas como distintas, mas como faces do mesmo todo: a qualidade. Para esse autor, a educação é o termo-resumo da qualidade nas áreas social e humana, pois ele entende que não há como chegar à qualidade sem educação analisa Davok quanto ao posicionamento de Demo.

Mas, e a qualidade nos demais campos sociais como a saúde, o saneamento básico e a segurança pública? Isso sem falar na habitação e as demandas socioambientais. Para Delsi Fries Davok a expressão “qualidade em educação”, no marco dos sistemas educacionais, admite uma variedade de interpretações dependendo da concepção que se tenha sobre o que esses sistemas devem proporcionar à sociedade. Uma educação de qualidade pode significar tanto aquela que possibilita o domínio eficaz dos conteúdos previstos nos planos curriculares como aquela que possibilita a aquisição de uma cultura científica ou literária, ou aquela que desenvolve a máxima capacidade técnica para servir ao sistema produtivo, ou ainda, aquela que promove o espírito crítico e fortalece o compromisso para transformar a realidade social, por exemplo. Por outro lado, a expressão “qualidade educacional” tem sido utilizada para referenciar a eficiência, a eficácia, a efetividade e a relevância do setor educacional, e, na maioria das vezes, dos sistemas educacionais e de suas instituições.

(Márcia Carvalho, pedagoga, psicopedagoga, mestra em Sociedade, Políticas Públicas e Meio Ambiente, chefe de Gabinete da AGETUL– Agencia Municipal de Eventos, Turismo e Lazer e diretora Secretária da Fundação Ulysses Guimarães)

Fonte: dm.com.br






 

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