Alunos que refletem sobre o que viram nas aulas aprendem melhor

10/07/2014 16:40

Alunos que refletem sobre o que viram nas aulas aprendem melhor
 

Refletir sobre o conteúdo visto em aulas melhora o aprendizado, diz estudo.Entenda por que

Os cientistas concluíram que a melhor forma de aprender não é estudar por horas
Uma equipe de pesquisadores das Universidades de Harvard, Carolina do Norte e HEC Paris descobriram um novo fatosobre o aprendizado. Segundo os resultados da pesquisa “Aprendendo por meio do pensamento: como a reflexão melhora a performance”, os alunos que refletem sobre o que aprenderam nas aulas aprendem melhor.

Para chegar a essa conclusão, 202 pessoas fizeram alguns testes de matemática sob pressão e, depois, divididas em dois grupos, sendo que um deles ganhou 5 minutos para escrever sobre a técnica que usou ou que usaria no futuro para obterem maior eficácia nos resultados. O resultado foi que este grupo apresentou uma melhora de 18% quando tentou fazer de novo os testes.

Além da eficácia da reflexão no aprendizado, também ficou provado que dividir os conhecimentos adquiridos é uma ótima forma de fixar o conteúdo. Pessoas que tentam ensinar aquilo que aprendemobtêm melhorias no aprendizado tão boas quanto aquelas que refletem sobre uma aula.

Por fim, os cientistas concluíram que a melhor forma de aprender não é estudar por horas, mas sim se preocupr com o que foi visto e treinr o nosso cérebro para o hábito na reflexão.

Se você quer melhorar o seu aprendizado, faça o teste de começar a refletir sobre o que foi visto em aulas todos os dias. Isso pode ajudá-lo a conseguir notas mais altas. Experimente!

Shutterstock 
Fonte: Universia Brasil 

 

Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia