A escolha de uma instituição de ensino superior

23/01/2014 14:44

A escolha de uma instituição de ensino superior

A escolha de uma instituição de ensino superior para a realização de um curso superior não é tarefa simples. A escolha pode recair sobre uma instituição pública ou privada. Em alguns casos, o curso superior será realizado em uma instituição privada não por opção, mas como única condição. Nas instituições públicas não estuda quem quer, [...]

A escolha de uma instituição de ensino superior para a realização de um curso superior não é tarefa simples. A escolha pode recair sobre uma instituição pública ou privada. Em alguns casos, o curso superior será realizado em uma instituição privada não por opção, mas como única condição. Nas instituições públicas não estuda quem quer, mas quem reúne as condições estabelecidas pela esfera pública responsável.

De qualquer modo, a realização de um curso superior deve ser resultado de uma tomada de decisão pensada, planejada e estruturada. A universidade, o Centro Universitário ou a faculdade onde o curso será realizado precisa estar de acordo com o perfil da pessoa que pretende estudar. E ainda, há necessidade de a pessoa estar bem informada sobre os requisitos a serem preenchidos pela instituição onde o curso será realizado. É nesse sentido que foram utilizadas fontes como o Ministério da Educação (MEC), Alípio Leitão (Mesométrica), Milton Pignatari (Mackenzie), Ciro Nogueira (UFC) e Átila Varela (Jornal O Povo, Fortaleza-CE), e assim relacionar nove dicas para escolher a instituição de Ensino Superior onde realizar um curso superior.

As nove dicas para escolher a instituição de Ensino Superior:

1 – Verifique se o curso ou instituição estão credenciados no site do Ministério da Educação (MEC). Site –http://www.bit.ly/1kHmimQ


2 – Confira as notas da instituição de ensino e dos cursos ofertados no site do MEC. Entre elas a do Índice Geral de Cursos (IGC), que mede a qualidade das instituições de educação superior no País. Outro parâmetro é o Exame Nacional de Desempenho de Estudanthttp://bit.ly/1jbBCqles (Enade), que avalia o rendimento dos alunos nos cursos. Site – http://bit.ly/1jbBCql

3 – Avalie a sua demanda estudantil. De acordo com o seu interesse, se é graduação, extensão, pós-graduação, pesquisa, mestrado ou doutorado; verifique como a instituição poderá atender.

4 – Busque informações com ex-alunos ou pessoas que já estudaram na instituição ou no curso pretendido. Elas são fontes de ideias para referências.

5 – Faça uma visita à instituição antes do vestibular ou da matrícula. Isso faz com que avalie as condições de infraestrutura de salas, laboratórios e outras instalações.

6 – Desconfie de instituições que prometem regalias, bônus ou conclusão de curso em prazos duvidosos.

7 – Veja no site da instituição de ensino para saber de estágios, atividades complementares e extracurriculares, além da grade curricular e também procure saber quem é o coordenador do curso e qual a formação profissional do mesmo.

8 – Converse com o coordenador acadêmico, ou com o coordenador de ensino, ou com o coordenador pedagógico sobre o reconhecimento do curso pretendido junto ao MEC e peça comprovações das informações cedidas.

9 – Consulte o conceito obtido na visita de avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O pensamento que deve nortear aqueles que pretendem realizar um curso superior é a identificação de instituições que ofereçam atividades complementares aos seus alunos, orientem estágios, pesquisa e extensão, e também apresentem um conteúdo curricular adequado à formação de cada curso. Quando a escolha se concretiza, o aluno define os próximos quatro ou cinco anos da sua vida. Portanto, seguir as dicas já citadas pode ser um bom exercício mental que ajudará na tomada de uma decisão menos equivocada, quando o assunto for a realização de um curso superior no Brasil.

Por Evandro Brandão Barbosa 
Fonte: Blogs.d24.com 
 

Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia