Bullying, termômetro da moral da escola

25/09/2013 10:15

Bullying, termômetro da moral da escola
A intensidade do bullying indica o quanto moralmente a escola está comprometida. E onde mais se pratica? Segundo pesquisas, nessa ordem: salas, recreios, entradas e saídas. No ambiente escolar, essa patologia pode se disseminar como decorrência da falta de regras claras e de punição adequada, conflitos mal resolvidos, ausência de uma cultura mais humana no colégio ou em casa. Aos professores e pais cabem duas frentes de combate: prevenção e ação. É preventiva a prática de uma cultura de respeito, tolerância e aceitação de que somos diferentes. Ação vigilante e punitiva sobre os agressores. Em resumo: ação como remédio e prevenção pelo comportamento ético.
A escola é um laboratório para a vida adulta. Evidentemente, o mundo do trabalho é competitivo e, em determinados momentos, a tolerância às hostilidades é necessária. Esse aprendizado deve ser gradual – não pontualmente intenso, uma característica do bullying – para os ensinamentos de que o caminho a ser percorrido na vida não é plano, florido e pavimentado. Quem não foi alvo de apelidos, gozações, ofensas em sua trajetória escolar?
Em boa medida, a escola deve punir. Num crescendo, o educando vai assimilando as oportunas lições das alegrias e agruras na convivência com os colegas e destarte torna-se mais robusto para o enfrentamento dos desafios e frustrações. As raízes de um carvalho só se fortalecem pela ação das inclementes rajadas de vento. E cada vitória tem o sabor de uma perdoável vingança, como as palavras de Kate Winslet – vítima por ser uma adolescente rechonchuda – a uma revista britânica após receber o Oscar de melhor atriz por sua atuação em O Leitor: “Onde eles [seus agressores] estão agora?”
É um exemplo de superação. Há um outro extremo, fruto de agressores sistemáticos e que agem sadicamente. É um solo minado, com consequências nefastas, como a tragédia numa escola do Rio, em 2011, quando 12 alunos foram assassinados por Wellington de Oliveira. Um legado trágico sucede suas palavras escritas na véspera: “Muitas vezes aconteceu comigo de ser agredido por um grupo e todos os que estavam por perto se divertiam com as humilhações que eu sofria, sem se importar com os meus sentimentos. Embora meus dedos sejam responsáveis por puxar o gatilho, essas pessoas são responsáveis por todas estas mortes, inclusive a minha”.
Essa violência repetida e praticada entre iguais deixou marcas leves em Kate e profundas em Wellington. São marcas que geraram sofrimento, provocadas pela insensibilidade moral do bully (agressor). É necessária uma ação pedagógica e punitiva, pois os estudos comprovam que a criança (ou adolescente) praticante do bullying, quando adulta, tenderá à violência doméstica e desvios de conduta como furtos, alcoolismo, uso de drogas e crimes. Nós, educadores, devemos atacar as causas para que a consciência não nos acuse quando vierem as consequências.
Jacir J. Venturi, autor de Álgebra Vetorial e Geometria Analítica, Cônicas e Quádricas e Da Sabedoria Clássica à Popular, foi professor da UFPR e da PUCPR.

 

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