Belo Horizonte, 22 janeiro de 2015.
Prezado (a) Mantenedor (a),
A CONSAE – Consultoria em Assuntos Educacionais realizará, em parceria com o SEMESG - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Educação Superior do Estado de Goiás, na cidade de Goiânia, na Sede do Sindicato, nos dias 11, 12 e 13 de março de 2015, o Curso sobre Controle e Registro Acadêmico de Instituições de Ensino Superior.
Desde a realização de seu primeiro curso, em julho de 1976, quase a totalidade das instituições de Ensino Superior do país já capacitaram e atualizaram seus dirigentes e funcionários em eventos ministrados pela CONSAE, que vem atendendo a instituições de diferentes tipos de organização acadêmica e administrativa, em diferentes modalidades de ensino superior, mantenedores de natureza jurídica distinta e inúmeras outras instituições diferenciadas.
O Curso de Controle e Registro Acadêmico visa possibilitar às Instituições participantes, além da capacitação e desenvolvimento de seus funcionários, gradativa melhoria nos procedimentos e processos internos, proporcionando maior segurança na definição das rotinas e atividades acadêmicas e melhor adequação de suas normas e regulamentos internos à legislação vigente, maximizando a eficiência das atividades desenvolvidas e minimizando os riscos inerentes à sua atuação neste segmento altamente regulamentado e de grande concorrência interinstitucional.
Na Educação Superior, tão importante quanto a oferta de um ensino de qualidade, de uma infraestrutura adequada, de um corpo docente capacitado e de uma coordenação competente é a qualidade de seus controles e registros, que permitirão às Instituições alcançarem um alto nível de segurança e eficiência nas atividades desempenhadas e nas informações prestadas à comunidade acadêmica e aos órgãos oficiais de avaliação e controle, constituindo-se ainda em poderosos instrumentos gerenciais.
OBJETIVOS:
- capacitar profissionais de serviços de ensino e de secretarias de IES;
- promover a reciclagem e adequação dos profissionais às normas, procedimentos e legislação vigentes;
- disseminar a cultura da Certificação Digital como forma de eliminar/não gerar papéis e custos;
- orientar quanto aos procedimentos operacionais do cotidiano das IES;
- proporcionar aos participantes a oportunidade de ampliar sua compreensão sobre as políticas para o ensino superior, intercâmbio de informações, estudo de casos e debates relativos aos temas apresentados;
- discutir a legislação e a jurisprudência pertinentes ao ensino superior brasileiro.
Esses objetivos refletem a convicção da CONSAE de que o formato de estruturação do Curso tem-se revelado eficiente no atendimento das expectativas dos participantes, o que pode ser demonstrado pelas estatísticas dos últimos eventos realizados - www.consae.net.br
Preparado pela Equipe da CONSAE, sob coordenação da Professora Abigail França Ribeiro, o Curso sobre Controle e Registro Acadêmico de Instituições de Ensino Superior apresenta um programa abrangente e bastante prático para uma nova geração de profissionais que têm a importante missão de cuidar do registro acadêmico das IES, e para a qual precisam estar bem qualificados.
PROGRAMA:
1. INTRODUÇÃO
1.1. ATOS NORMATIVOS
1.2. PANORAMA DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
1.3. OS SISTEMAS DE ENSINO
2. ESTATUTOS/REGIMENTOS/REGULAMENTOS
3. DOCUMENTAÇÃO. ARQUIVO. INFORMATIZAÇÃO. CERTIFICAÇÃO DIGITAL
4. AVALIAÇÃO. COMISSÕES VERIFICADORAS. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
4.1. COMISSÕES VERIFICADORAS
4.2. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
5. PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI/PROJETO PEDAGÓGICO
6. CURSOS SUPERIORES - MODALIDADES
7. DIRETRIZES CURRICULARES – JUBILAMENTO - MÍNIMOS DE CONTEÚDO E DURAÇÃO
8. CURRÍCULOS. ALTERAÇÕES. ADAPTAÇÕES
9. EQUIVALÊNCIA/ APROVEITAMENTO/ COMPLEMENTAÇÃO
10. DISPENSA DE DISCIPLINA
11. CORPO DOCENTE. EXIGÊNCIAS LEGAIS
12. PLANO DE CURSO
13. PROCESSO SELETIVO. EDITAL.
14. CALENDÁRIO
15. VAGAS. TURNOS DE FUNCIONAMENTO
15.1. VAGAS
15.2. TURNOS DE FUNCIONAMENTO
16. MATRÍCULA. TRANCAMENTO. CANCELAMENTO
16.1. TIPOS MATRÍCULA
16.2. MATRÍCULA INICIAL
CLASSIFICAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO
OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO
TRANSFERÊNCIA
MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA
16.3. TRANCAMENTO DE MATRÍCULA
16.4. CANCELAMENTO DE MATRÍCULA
17. TRANSFERÊNCIAS
18. FREQÜÊNCIA. ABONO DE FALTAS
19. VERIFICAÇÃO DE RENDIMENTO ESCOLAR
20. EXTRAORDINÁRIO APROVEITAMENTO DISCENTE
21. ESTÁGIOS/PRÁTICA PROFISSIONAL. PRÁTICA DE ENSINO
21.1. ESTÁGIOS/PRÁTICA PROFISSIONAL
21.2. PRÁTICA DE ENSINO
22. ATIVIDADES COMPLEMENTARES
23. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. MONOGRAFIAS
24. COLAÇÃO DE GRAU
25. DIPLOMA. ENADE
25.1. DIPLOMA
25.2. ENADE
26. REGISTROS. REGISTRO PROFISSIONAL. REGISTRO DE PROFESSOR
26.1. REGISTROS
26.2. REGISTRO PROFISSIONAL
26.3. REGISTRO DE PROFESSOR
27. REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL. DCE. DA
28. CURSOS SEQÜENCIAIS
29. PÓS-GRADUAÇÃO
30. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
METODOLOGIA:
O curso é promovido pelo SEMESG - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Educação Superior do Estado de Goiás e realizado pela CONSAE - Consultoria em Assuntos Educacionais, na modalidade presencial, na Sede do Sindicato - Rua 261, nº 70 QD. 56 LT. 11, Setor Coimbra - Goiânia/GO. A carga horária é de 21 horas, distribuídas das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas dos dias 11, 12 e 13 de março de 2015.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
O Curso Sobre Controle e Registro Acadêmico de Instituições de Ensino Superior será realizado na Sede do Sindicato - Rua 261, nº 70 QD. 56 LT. 11, Setor Coimbra - Goiânia/GO.
Opções de hospedagem deverão ser verificadas diretamente com o SEMESG pelo telefone (62) 3225-1472. Mais informações sobre o Sindicato poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico www.semesg.org.br.
No valor da inscrição estão incluídos material didático, almoços, coffee breaks e certificado. Não estão incluídas despesas com transporte, hospedagem, e outras, que correm à conta do participante.
O valor da inscrição por participante é de R$3.410,00 (três mil quatrocentos e dez reais). O SEMESG custeará 40% do valor da inscrição para seus associados. O curso somente será realizado se houver no mínimo 25 inscrições confirmadas até o dia 04 de março de 2015.
O pagamento da inscrição deverá ser feito diretamente ao SEMESG - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Educação Superior do Estado de Goiás.
As inscrições serão efetivadas mediante o preenchimento do formulário próprio e depósito bancário no Banco Bradesco, Agência: 2137-7, Conta Corrente: 32.419-1 – Em nome do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Educação Superior do Estado de Goiás – SEMESG – CNPJ: 09.518.727/0001-30 e encaminhadas juntamente com o comprovante de deposito pelo e-mail: secretariaexecutiva@semesg.org.br ou pelo fax (62) 3225 1472. Não estarão inscritos os participantes que enviarem o formulário de inscrição sem o comprovante de depósito e que não receberem a confirmação da mesma pelo SEMESG.
Toda correspondência relativa ao Curso deverá ser enviada para SEMESG - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Educação Superior do Estado de Goiás - Rua 261, nº 70 QD. 56 LT. 11, Setor Coimbra - Goiânia/GO - CEP:74.533-050.
O Sindicato reserva-se o direito de encerrar as inscrições completadas as vagas e de indeferir eventuais inscrições que não atendam aos pré-requisitos necessários, contidos no presente informe.
Cancelamentos de inscrições são aceitos até o dia 04 de março de 2015, às 17 horas.
Cordialmente,
Prof. Jorge de Jesus Bernardo
Presidente do SEMESG
Vagas limitadas
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Dia 20/03/2024
Inscrições até dia 15/03/2024