Curso sobre registro de diplomas traz novidades ao segmento

02/05/2012 00:00

Dirigentes e funcionários de Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, de Goiás, Mato Grosso, Acre, Distrito Federal, Tocantins e Amazonas estiveram reunidos nos dias 25, 26 e 27 de abril para participarem do 78º Curso sobre Controle e Registro Acadêmico de Instituições de Ensino Superior, da Consae. Foi a sexta vez que o assunto foi abordado na capital goiana, sendo a quarta edição em parceria com o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Educação Superior do Estado de Goiás (Semesg).


Ministrado pela Profª Abigail França Ribeiro, a ideia central foi atualizar os participantes sobre as informações inerentes à legislação e ainda “possibilitar às Instituições participantes, além da capacitação e desenvolvimento de seus funcionários, gradativa melhoria nos procedimentos e processos internos, proporcionando maior segurança na definição das rotinas e atividades acadêmicas e melhor adequação de suas normas e regulamentos internos à legislação vigente, maximizando a eficiência das atividades desenvolvidas e minimizando os riscos inerentes à sua atuação neste segmento altamente regulamentado e de grande concorrência interinstitucional”.

Segundo Abigail, a estrutura do curso é sempre a mesma, com aproximadamente 30 itens abordados. Porém, com as constantes mudanças na legislação, é fundamental a atualização e capacitação do profissional que lida com essas informações dentro das IES. “O curso apresentou um programa abrangente e bastante prático para uma nova geração de profissionais que têm a importante missão de cuidar do registro acadêmico das IES, e para a qual precisam estar bem qualificados”, afirma.

Conforme ela relata, a última novidade da lei é que os diplomas e os certificados deverão receber flexão de gênero na palavra “bacharel”. Sendo assim, quando no feminino, a palavra passará a ser grafada nos diplomas e certificados como bacharela. A lei não estipulou um prazo para adaptação, o que gera uma série de dúvidas no que diz respeito ao material que já está pronto nas Instituições. “Ainda não existe uma resposta de que maneira proceder, uma vez que a lei é muito recente e não houve tempo sequer para consultar o MEC”, justifica.

De acordo com ela, as IES assistiram também várias outras mudanças no setor, relacionadas ao ProUni, Fies, SiSU. Por isso a necessidade de ficarem atentas às informações.
Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia