SEMESG se faz presente na Comemoração dos 65 anos da OVG

09/11/2012 09:00

SEMESG se faz presente na Comemoração dos 65 anos da OVG

Nádia Lima/OVG

 
A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) comemorou no último dia 30 de outubro 65 anos de existência. Uma das solenidades principais para celebrar a data foi o culto ecumênico, no pátio da instituição, realizado pelo padre Luiz Augusto, pastor Marcos José e pelo orador espírita Rômulo Cesar.

O diretor do Sindicado das Mantenedoras de Estabelecimentos de Educação Superior do Estado de Goiás (Semesg), Danilo Nogueira Magalhães (Pró-Reitor de Relações Interinstitucionais do Centro Universitário UniAnhanguera) participou da solenidade e enfatizou a importância da organização para consolidação de sonhos de muitos cidadãos goianos, que por meio da Bolsa Universitária, programa iniciado em 1999, já beneficiou aproximadamente 100 mil estudantes e no próximo semestre deve contemplar mais 10 mil universitários de baixa renda (que já passam pelo processo de seleção).

Além das presenças do governador do Estado, Marconi Perillo, e da presidente da Organização, Valéria Perillo, o evento contou com ilustres personalidades que apoiam os projetos sociais da Instituição. Ao discursar no evento, o governador Marconi Perillo disse que, desde que foi criada, em 1947, a OVG ampliou muito as suas ações sociais. “São mais de 500 instituições cadastradas que precisam do nosso apoio e de toda a sociedade”, observou Valéria Perillo.

Programas

Em 2011, a Bolsa Universitária contemplou 10 mil estudantes que não têm condições de pagar uma faculdade particular. No primeiro semestre deste ano foram oferecidas três mil bolsas, sendo mil integrais. Para o segundo semestre, a OVG abriu inscrições para mais dez mil bolsas, das quais nove mil parciais e mil integrais, para que os alunos consigam realizar o sonho de ter um diploma de curso superior. A OVG vai atingir no próximo semestre a meta de 128 mil estudantes beneficiados com o programa, criado em 1999.

As Oficinas Educacionais Comunitárias (OECs) e o Centro de Qualificação Profissional (CQP) formaram mais de 2 mil e 75 alunos em 2011. A estimativa é de que até o fim de 2012 mais de 3 mil pessoas recebam o certificado de capacitação.

As seis unidades do Restaurante Cidadão em Goiás serviram 2 milhões 119 mil refeições em 2011. De janeiro a setembro de 2012, foram 1 milhão 730 mil refeições servidas ao preço simbólico de R$ 1,00.

O programa Meninas de Luz, desenvolvido pela OVG no Centro Social Dona Gercina Borges, em Campinas, atendeu a 600 adolescentes grávidas no ano passado e, neste ano, quase 450 meninas já receberam atendimento, a maioria vítima de abuso ou exploração sexual.

A Casa do Interior de Goiás (CIGO), que recebe e hospeda pessoas de cidades do interior que vêm a Goiânia para tratamento de saúde, atendeu 3 mil 750 pacientes e acompanhantes em 2011. Este ano, mais de três mil pessoas já foram beneficiadas. A CIGO oferece seis refeições diárias aos hóspedes, além do transporte até as clínicas e hospitais.

A OVG mantém duas unidades de apoio a idosos em Goiânia e distribui todos os anos milhares de cadeiras de rodas, fraldas geriátricas, enxovais para bebês e outros benefícios. Para garantir que os benefícios cheguem a quem realmente precisa de ajuda, a OVG está fazendo o recadastramento das entidades sociais. Até o momento, duzentas e sessenta instituições já fizeram o recadastramento.

Na atual gestão, a OVG também lançou a segunda etapa do projeto Criança Cidadã com a meta de construir mais cem Centros de Educação Infantil (CEIs) em parceria com os municípios, Agência Goiana de Habitação (Agehab), Detran e GoiásFomento, numa iniciativa de apoio às mães trabalhadoras.

História

Desde que foi criada por Ambrosina Coimbra Bueno, ex-primeira-dama do Estado (esposa de Jeronymo Coimbra Bueno), a OVG vem desenvolvendo ações de amparo às pessoas de baixa renda em todos os municípios goianos, sempre tendo como principal parceiro o governo estadual, além de entidades da sociedade organizada. Da confecção de uniformes para estudantes pobres e enxovais para bebês, conduzida por um grupo de mulheres católicas na época da sua fundação, em 1947, à realização de um conjunto de programas e ações voltadas às famílias desassistidas, a OVG faz uma caminhada consagrada à solidariedade e de amor ao próximo. Protagoniza uma história de cidadania e inclusão social, angariando o respeito da sociedade e consolidando um trabalho que beneficia milhares de pessoas carentes todos os anos.

A OVG foi administrada, em seus primeiros anos de existência, pela Arquidiocese de Goiás. Era um órgão de auxílio voluntário aos hospitais, maternidades, orfanatos e demais entidades de assistência social. Por determinação do então arcebispo de Goiânia, Dom Fernando Gomes dos Santos, o também ex-arcebispo da capital, Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, foi o responsável pela entidade durante vários anos.

Até a década de 1960, a Organização continuou sob a coordenação da Igreja Católica. Como forma de garantir mais visibilidade às ações da instituição, em 1966 a Arquidiocese de Goiânia transferiu o controle da entidade às primeiras-damas estaduais.

Fonte: Com informações da ASCOM/OVG

Rua 217, nº 180 Qd. 44 Lt. 10 Setor Leste Universitário Goiânia – Goiás CEP: 74603-090 (62)3225-1472
Interagi Tecnologia